sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sobre ser tia

Cresci rodeada de tios, meus pais são de família grande, então sempre tive quatro, cinco tios de cada lado (sem contar nos companheiros de cada um). Tenho lembranças maravilhosas da minha infância com eles, lembro das brincadeiras na casa da tia Tânia, dos doces da tia Ana, as festas na casa do tio Paulo, das idas na pracinha com a tia Núbia, das caronas do tio Nando, das descidas de skate na casa da tia Tetê e da vontade que eu tinha de dormir em um apartamento, realizada com a tia Marilde. Depois, na adolescência, lembro das festas na casa deles, dos natais, da viagem para Sapiranga na casa da tia Ângela e também da piscina da casa da tia Zete, que na verdade, é prima da minha mãe, mas é minha tia.
Ando pensando muito sobre isso porque agora sou tia também. Sou tia e não consigo pensar em morar longe deles, nem todos meus tios moravam em São Leopoldo, mas todos, sempre foram presentes. Meus sobrinhos vieram pra me ensinar muito sobre o amor e olha, Miguel tem só quatro meses e já entende o que eu sinto por ele. Dá saudades no meio da tarde, vontade de correr no meio da noite pra sentir o cheiro e exibir ele pra todo mundo, sim, acho que tias são até mais orgulhosas do que mães.


“Essa aqui é minha sobrinha”, dizia a tia Núbia. Sempre assim, com orgulho e com a paciência que só ela tinha. “Filha tu não gosta mais do tio?” era a pergunta feita sempre pelo meu tio Nando para pedir atenção. Os dois, nos deixaram, porém ficou uma admiração enorme por ambos que sempre estavam disponíveis (assim como todos os outros tios). Coisa que quero ser pra minha turminha, disponível.
Quero que eles saibam que quando choram, tenho vontade de tirar a dor deles com a mão. Que quero ser uma opção de colo para aqueles momentos de insegurança. Que meus bolos sejam do gosto deles, que minha casa tenha um quarto para bagunça. 

E ouvir muitas e muitas vezes o que eu disse pros meus tios e que sempre teve a mesma resposta.

-Tia pode montar uma barraca na sala?
-Pode!
-Tia leva a gente pra comer no Mc Donalds?
-Levo!
-Tia podemos passar uns dias aí?
-Pode, claro!
-Tia podemos levar o cachorro pra dentro da casinha?
-Pode, mas não força ele!


E assim sonho em juntar a turminha de sobrinhos, dois do meu lado, mais um do lado do Cris e mais os dois enteados. Ufa! Acho que vai dar trabalho... mas com certeza exibir esse tesouro da minha vida será muito bom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário